PESQUISE

quinta-feira, 5 de julho de 2012

DONA ISABEL DE CASTRO





CURIOSIDADE GENEALÓGICA :

 Pedro Alvares Cabral ERA GENRO de Fernando Noronha

A autora paraibana - Zilma Ferreira Pinto - no seu "A saga dos Cristãos-novos na Paraíba", editora Idéia, 2006, cita textualmente a p´´agina 31, a saber:
"Com as naus lusitanas  dobraram os judeus o Cabo da Boa Esperança.    Fo-ram-se às Ìndias com Vasco da Gama e chegaram ao Brasil nas caravelas dodescobrimento.Nesse feliz acontecimento  já foi comentada a participação   deVasco da Gama.Sem contar que o próprio comandante da esquadra Pedro Alvares Cabral, era genro de Fernando de Noronha, cristão-novo notório e senhorde uma das primeiras capitanias doadas no Brasil, e de outras deferências daparte de el-rei.Casado que foi Cabral com Dona Isabel de Castro, filha do referido Fernando Noronha  e de sua mulher Dona Constança.Lembrando que o mes
mo Fernando de Noronha, sogro de Cabral, à frente de um consórcio de genteda nação foi o primeiro a investir capitais no Brasil, arrendando a exploração dopau de tinta.Assinalando a sua participação em nossa História a ilha que     lhetraz o nome.

FERNANDO DE NORONHA, o primeiro arrendatário do BRASIL (1502-1515)

É compreensível que, tendo D.Manoel recebido em 1502, de um consórcio de judeus dirigido pelo cristão-novo Fernando de Noronha, uma proposta para exploração da nova colônia mediante contrato de arrendamento, ele a aceitasse de bom grado; era a colonização do Brasil que se lhe oferecia, para ser feita a expensas de particulares, sem riscos e sem ônus ou quaisquer encargos para o erário público, e ainda com a possibilidade de lhe serem proporcionados lucros e de, sob certa forma, ser sustentada, ainda que fracamente, a autoridade portuguesa na nova possessão.
O acordo - que era um monopólio de comércio e de colonização - foi firmado em 1503, pelo prazo de 3 anos, e compreendia os seguintes principais compromissos dos arrendatários:

1. Enviar seis navios anualmente;
2. Explorar, desbravar e cultivar, cada ano, uma nova região de 300 léguas;
3. Construir nessas regiões fortalezas e guarnecê-las durante o prazo do contrato;
4. Destinar à Coroa, no segundo ano do arrendamento, a sexta parte das rendas auferidas com os produtos da terra, e, no terceiro ano, a quarta parte das mesmas.

Esse contrato foi, com algumas modificações, sucessivamente renovado em 1506, 1509 e 1511, estendendo-se até 1515.

Que tenha ou não tenha sido Fernando de Noronha descendente de judeus, cristão-novo ou cripto-judeu, não envolve especial interesse. Importa antes a afirmativa, de consenso geral, de que, nas expedições comerciais do sindicato de Fernando de Noronha, judeus constituíam a maioria, cabendo-lhes assim o mérito de terem lançado no solo da nova pátria os primeiros marcos da civilização.(Fonte Coleção Judaísmo).



 


REFLEXÃO

Não existe APENAS um só momento, SEMPRE ? A vida não é SEMPRE, esse nomento ? Não importa quanto a sua vida mude. É sempre AGORA.(Eckhart Tolle)

ATLAS THE WORLD

..............................


PDF]

A IDÉIA REPUBLICANA EM MARCHA

www.institutodoceara.org.br/aspx/index.php?option=com...id...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
Coronel Urcesino Xavier de Castro. Magalhães, Lourenço Alves. Feitosa e Castro, José Pinto Coelho de Albuoueroue, Capitão. João Martins Alves Ferreira, ...
..

URCESINO XAVIER DE CASTRO MAGALHÃES REPRESENTOU SANTANA DO ACARAÚ-CE NA CONSTITUINTE DE 1892








O

Urcesino Xavier de Castro Magalhães, nascido em 1841, foi nomeado tabelião do Público, Judicial e Notas. Escrivão do Crime e Civel na Vila de Santana do Acaraú, em 1867 quando a cidade era chamada de Licânia e sua terra natal , permanecendo na função até seu óbito no primeiro quartel de 1900. Segundo consta do livro "Assembléia Legislativa 1835-1947", de autoria de Hugo Vitor Guimarães, Urcesino Xavier de Castro Magalhães, que era líder político de grande influência e tinha a patente de coronel da Guarda Nacional, logo que foi criado, em 1891, o Centro Republicano Santanense, foi eleito seu segundo vice-presidente. Registre-se que Urcesino Xavier de Castro Magalhães, possivelmente descendente dos Castros e Silva de Aracati que migraram para o vale do Acaraú através de uma linha de batina ainda não devidamente comprovada, foi um dos 36 deputados constituintes do Ceará, que elaboraram e assinaram a Constituição Estadual, promulgada em 1892, havendo exercido outros mandatos legislativos no final do século XIX.



Recorde-se que após o movimento armado de 16 de fevereiro de 1892 que depôs o governador do Ceará José Clarindo de Queirós, o vice-governador major Benjamin Liberato Barroso, em 18 de fevereiro de 1892, dissolveu o congresso constituinte cearense e convocou um novo congresso com poderes ilimitados e constituintes para reorganizar o estado do Ceará sobre as bases da constituição promulgada a 16 de junho de 1891.



SEGUNDO CONGRESSO CONSTITUINTE DO ESTADO DO CEARÁ


Após o movimento armado de 16 de fevereiro de 1892 que depôs o Governador do Ceará JOSÉ CLARINDO DE QUEIRÓZ, o Vice-Governador Major BENJAMIN LIBERATO BARROSO, em 18 de fevereiro de 1892, dissolveu o Congresso Constituinte Cearense e convocou um novo Congresso com poderes ilimitados e constituintes para reorganizar o Estado do Ceará sobre as bases da Constituição promulgada a 16 de junho de 1891.

Após as novas eleições em 10 de abril de 1892, foi instalado o SEGUNDO CONGRESSO CONSTITUINTE DO ESTADO DO CEARÁ em 10 de maio de 1892, havendo seus trabalhos se estendidos até 12 de junho de 1892, data de promulgação da SEGUNDA CONSTITUIÇÃO POLITICA DO ESTADO DO CEARÁ, através da qual houve a consolidação do sistema unicameralista do Poder Legislativo, através da criação da Assembléia Legislativa e a extinção do Senado Estadual e que vigorou por 33 anos quase sem ser emendada.

Foram eleitos para esse SEGUNDO CONGRESSO CONSTITUINTE DO ESTADO DO CEARÁ os seguintes Senadores e Deputados,a saber:

SENADORES: Dr. Antonio Pinto Nogueira Acioli, Major Antonio Joaquim Guedes de Miranda, Dr, Pedro Augusto Borges, Tenente-Coronel João Paulino de Barros Leal, Dr. Helvécio da Silva Monte, Dr. Gonçalo de Almeida Souto, Major João Brígido dos Santos, Dr. Manuel Ambrósio da Silveira Torres Portugal, Farmaceutico Carlos Felipe Rabelo de Miranda, Coronel Salustiano Moreira da Costa Marinho, Major João Severiano daa Silveira e José Marrocos Pires de Sá.


DEPUTADOS : Capitão Alfredo José Barbosa, Major Dr. Manuel Nogueira Borges, Dr. Francisco Batista Vieira, Tenente João Arnoso,Tenente da Armada José Tomaz Lobato de Castro, Dr. Ildefonso Correia Lima, Dr. João Marinho de Andrade, Capitão Francisco Benévolo,Jovino Guedes Alcoforado,Dr. Tomaz Pompeu Pinto Acioli, Professor Agapito Jorge dos Santos,Coronel URCESINO XAVIER DE CASTRO MAGALHÃES , Lourenço Alves Feitosa e Castro, José Pinto Coelho de Albuquerque, Capitão João Martins Alves Ferreira, Francisco Gomes de Oliveira Braga,Antonio Pereira da Cunha Callou, Comendador José Nogueira do Amorim Garcia, Coronel Tibúrcio Gonçalves de Paula, Francisco Alves Barreira, Dr. Cunegundes Vieira Dias e Antonio Gurgel do Amaral Valente.



...............................
PDF] 



A IDÉIA REPUBLICANA EM MARCHA

www.institutodoceara.org.br/aspx/index.php?option=com...id...Não foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de www.institutodoceara.org.br.www.institutodoceara.org.br

Bloquear todos os resultados de http://www.institutodoceara.org.br/

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida

Coronel Urcesino Xavier de Castro. Magalhães, Lourenço Alves. Feitosa e Castro, José Pinto Coelho de Albuoueroue, Capitão. João Martins Alves Ferreira, ...



.............................................





URCESINO XAVIER DE CASTRO MAGALHÃES, APOIOU INTERIORIZAÇÃO CAPITAL CEARÁ,EM 1892





60ª Sessão Ordinária da Assembléia Legistativa do Ceará. Em 10 de outubro de 1892.

Presidência do Exmo. Sr. Dr. Gonçalo Souto.

Secretário os Srs. Agapito e L. Feitosa.


Projeto nº 52.

A Assembléia Legislativa do Ceará.

Resolve:

Art. 1 – Fica o presidente do Estado autorizado a transferir, dentro do prazo de cinco anos, a sede do Governo desta cidade para a de Quixeramobim.

Art. 2 – Promulgada esta solução, o presidente nomeará uma comissão para, mediante prévio estudo, dar o seu parecer sobre:

a) Aquisição de prédios particulares e necessário melhoramentos destes, de modo a servirem para repartições públicas da nova capital.

b) Edificação de outros destinados ao mesmo fim.

c) Orçamento das despesas prováveis com tais aquisições e obras.


Art. 3 – Feito o orçamento, o Presidente solicitará do Poder Legislativo, em sua 1ª reunião, a decretação da verba, que as forças do Estado permitirem, a fim de iniciar os serviços, de que trata o artigo antecedente; repetindo-se esta solicitação nas subsequentes sessões da Assembléia, até que se completem as obras aludidas.

Art. 4 – No penúltimo ano do prazo indicado no artigo 1º se antes não se tiver operado a transferência da capital, o Presidente, na falta de verba ou de numerário, venderá os prédios próprios prescindíveis à realização da dita transferência, que em todo caso se efetuará dentro daquele prazo.


Art. 5 – Revogam-se as disposições em contrário. S. R. João Paulino de Barros Leal, Amorim Garcia, Lourenço A. Feitosa e Castro, Francisco Cunegundes, Alves Barreira, URCESINO XAVIER DE CASTRO MAGALHÂES , Francisco Gomes



..............................................


SANTANA DO ACARAÚ - CE


Ainda segundo a mesma referencia bibliografica, no caso a Wikipédia, A cidade comemora seu aniversário de emancipação política (ocorrida em 1862) no dia 3 de novembro. Comemorou 148 anos em 2010.




Suas origens remontam ao início do século XVII e estão divididas em três fases distintas. A primeira relaciona-se com o que se poderia classificar de acidente de percurso, considerando o seu caráter de acidentalidade. A segunda, registrada pouco mais de um século após, vincula-se à primeira excepcionalidade na formação do reduto. E a terceira, já em pleno estado de funcionalidade, registra o agregamento de fazendeiros, colocando em atividade a segunda fase e formando a povoação que só teoricamente existia. Sobre as origens de Santana cf. FREITAS, Vicente. Bela Cruz - biografia do município. Bookess Editora, Florianópolis, 2011. pp. 366-76.



Evolução Política: Depois de chamar-se Olho d’água deu-se a elevação do povoado à categoria de Vila com a denominação de Curral Velho. Houve como instrumento de apoio a Lei Provincial nº 1.012, de 3 de novembro de 1862, ocorrendo sua instalação a 27 de junho de 1863, oportunidade em que se instalaram, também Câmara e Senado. Constam dessa primeira legislatura: 1) Luis Henrique de Oliveira Magalhães – Presidente; 2) Antônio Ferreira Gomes – Vereador; 3) Antônio Carneiro de Araújo – Vereador; 4) Raimundo Xavier Nogueira – Vereador; 5) Joaquim Gomes Carneiro – Juiz de órfãos; 6) João Adeodato Ferreira – Juiz de órfãos; 7) Vicente Casimiro Cavalcante – Procurador.



A elevação do Distrito à categoria de Município provém de Lei nº 1.740, de 30 de agosto de 1876, com a denominação de Santana.



Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial estão consignadas na prometida e edificada capela de Frei Cristóvão de Lisboa, tendo como executante o padre Antônio dos Santos Silveira. (1773/1859). Pertencia inicialmente ao Curato da Caiçara, mesmo após a divisão deste com a Freguesia de Amontada, então vinculada ao Curato do Acaraú. Tornou-se Freguesia, segundo Lei Provincial nº 465, de 29 de agosto de 1848, sendo seu primeiro vigário o padre-encomendado Miguel Francisco da Frota e a ter como vigário-colado o padre Barreto, vigário do Crato. Na impossibilidade de assumir, Barreto deu procuração ao seu colega Francisco de Paula Menezes, vindo por morte do seu constituinte a transformar-se em vigário-colado, pelo menos até que o cargo fosse levado a concurso e se sagrasse vencedor o padre Francisco Xavier Nogueira.



Urcesino Xavier de Castro Magalhães, nascido em 1841, foi nomeado tabelião do Público, Judicial e Notas. Escrivão do Crime e Civel na Vila de Santana do Acaraú, em 1867 quando a cidade era chamada de Licânia, permanecendo na função até seu óbito no primeiro quartel de 1900. Segundo consta do livro "Assembléia Legislativa 1835-1947", de autoria de Hugo Vitor Guimarães, Urcesino Xavier de Castro Magalhães, que era líder político de grande influência e tinha a patente de coronel da Guarda Nacional, logo que foi criado, em 1891, o Centro Republicano Santanense, foi eleito seu segundo vice-presidente. Registre-se que Urcesino Xavier de Castro Magalhães, possivelmente descendente dos Castros e Silva de Aracati que migraram para o vale do Acaraú através de uma linha de batina ainda não devidamente comprovada, foi um dos 36 deputados constituintes do Ceará, que elaboraram e assinaram a Constituição Estadual, promulgada em 1892, havendo exercido outros mandatos legislativos no final do século XIX.



Outro filho muito ilustre de Santana do Acaraú foi o senador João Cordeiro, grande abolicionista nascido em 31 de agosto de 1842, e que exerceu muitos importantes cargos públicos e políticos, dentre êles o de senador pelo Estado do Ceará de 1892 a 1905 e o de deputado federal também pelo Ceará de 1905 a 1911.



Santana do Acaraú, é um dos berços da sabedoria brasileira, berço da intelectualidade cearense, a cidade brasileira que mais coloca pessoas nas universidades, e também a que mais forma médicos, já foi o berço da educação cearense, terra do melhor médico da América do Sul (DR. José Osvaldo Soares), terra de pessoas cultas como: Audifax Rios, um dos mais renomados artista plástico do Ceará, Padre Antônio Tomás (Príncipe dos Poetas Cearenses), o poeta de classe e poemas suaves. Terra de José Alcides Pinto, contemporâneo escritor cearense ganhador de vários prêmios Nacionais de Literatura, entre eles o Prêmio Ficção 2007 da Academia Brasileira de Letras, J. Camelo Ponte, escritor, poeta, compositor e professor universitário. Paulo de Tarso (Pardal) escritor, professor, músico, poeta, artista plástico.



Referências1.↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

2.↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.

3.↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.

4.↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

5.↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.


...............................

MAIS LIDOS

...................................................................



 



Acervo Antonio Augusto Leite de Castro

LINKS

Outros Sites

  1. [PDF]

    Genealogia CEVALA - Seu Bino

    seubino.com.br/seubino/cevala.pdf
    Agradeço pelas valorosas informações cedidas por Francisco Augusto de Araújo Lima, o maior ..... Casou-se com Antônio Vaz Carrasco, n. freg. de Sobral, f. Nicácio .....Bn33: Manoel Martins Chaves c.c. Pastora de Castro Chaves, f. ...... Hp794: FranciscaLeite de Castro (Francinete) c.c. Cléodon Urcesino Holanda Castro.
  2. AZ .VISÃO GERAL.COM

    visaogeralgenea.blogspot.com/
    10/01/2013 - Ats Sds Antonio Augusto Leite de Castro .... ANTONIO URCESINO DECASTRO e a esposa STELA HOLANDA LIMA DE CASTRO, compraram ...