PESQUISE

sexta-feira, 27 de julho de 2012

AVOENGOS PATRIARCAS






PATRIARCAS DOS HOLANDAS LIMA E HOLANDAS CASTRO

Para os autores do Dicionário das Familias Brasileiras, Carlos Eduardo Barata e Cunha Bueno, existem duas importantes linhagem da Familia, partindo ambas de Patriarcas de origem holandesa,segundo uma surgida em Portugal e a outra surgida no Brasil, conforme demonstrado a seguir, a saber:

Patriarca JACOBO HOLANDA,

Antiga familia estabelecida em Portugal, procedente de JACOBO HOLANDA, holandes, o qual no tempo de D. Manuel I, rei de Portugal em 1495,foi a india e voltou por terra, sendo o primeiro a empreender essa viagem. Em Portugal casou-se com uma alemã, do serviço da Rainha D. Leonor, 3a esposa do dito Rei, dos quais procedeu Francisco Jácome, a quem o Rei D. Sebastião, em 1561, confirmou as armas (Anuário Genealógico Latino, I,53).

Patriarca ARNAU DE HOLANDA

Uma das principais familias de Pernambuco, de origem holandesa, de abastados proprietários de engenho, membros que podemos chamar de "aristrocracia rural do açucar". Teve principio em ARNAU DE HOLANDA(c. 1515, Utrecht, Baviera - 1614 (?) ) . Filho de Heirinch de Holanda, barão de Rhenobourg(Gayo, escreve Denobug; e documentos do séc. XVII - Mueneburg. Há correntes atuais que, embora sem documentação, contestam esse baronato), e de Margarida Florencia (Gayo, Rego & 23; e Borges da Fonseca, I, 307). Passou a Pernambuco, no principio de sua fundação em 1535. Duarte Coelho, fez-lhe doação da sesmaria St. André, em Muribeca, que sua esposa, posteriormente, vendeu (1574), a João Pires. Deixou numerosa descendencia de seu casamento., c. 1538, em Olinda (PE), com Brites Mendes de Vasconcellos (c. 1520, Vila do Crato - 1620, Olinda, PE - perto de 100 anos), filha de Bartolomeu Rodrigues Falcão, Almoxarife do Infante D. Luiz, e de Joana de Góis de Vasconcelos (Carlos Barata - Familias de Pernambuco, H; Borges da Fonseca, I , 307 ; Jaboatão, n. 61; Carlos Xavier Paes Barreto, Colonizadores, 257). Entre os descendentes do casal, registra-se o filho, Agostinho de Holanda de Vasconcellos (1542 - c. 1600), Juiz Ordinário, patriarca da familia Leitão de Vasconcelos (v.s.)

Para Evaldo Cabral de Melo(v. "O nome e o sangue"), mediante o casamento de suas cinco filhas , Arnal de Holanda e Brites Mendes de Vasconcelos fundaram um verdadeiro sistema clânico, cuja posição econômica, poder politico e prestigio social chegariam intactos, como no caso dos Regos Barros, a meados do século XIX. Sua politica matrimonial foi bem mais agregadora que a de outros troncos duartinos até mais prolíficos, como Jerônimo de Albuquerque, ou mais rico, como João Pais Barreto. Na geração de Borges da Fonseca, seria dificil encontrar familia açucarocrática de importancia em cujas veias não correse o sangue de Arnal e de Brites.




 



 


VISITEPIANO SOLO
http://www.memoriadocinema.com.br/

Consulte acervo digital REVISTA VEJA http://veja.abril.com.br/acervodigital/




LEIA

http://www.memoriadocinema.com.br/

Santana do Acaraú – Wikipédia, a enciclopédia livre 

VISITE
http://www.memoriadocinema.com.br/

MAIS LIDOS

LEIA   PIANO SOLO

LEIA AINDA...

MAIS LIDOS

LEIA

DECLARAÇÃO SOBRE A RAÇA E OS PRECONCEITOS RACIAIS

PARA SE PENSAR!

LEITURA OPCIONALPIANO SOLO

LEIA

 

LEIA AINDA...

Solon Pinheiro: apóstolo da democracia - Página 76 

Evolução histórica cearense - Página 320 


Acervo Antonio Augusto Leite de Castro